terça-feira, 29 de setembro de 2009

TRABALHO DE GEOGRAFIA

A professora IVANA XENOFONTE, com seu magnífico trabalho na EEFM Estado da Bahia, na área de Geografia, elaborou um trabalho com seus alunos do 1° A e 1° B, sobre Cartografia, a mesma buscou justiçar a importância dos trabalhos Cartográficos, na construção de mapas e compreender o que é escala, buscando de forma simples aproximar a realidade dos alunos e o seu próprio espaço.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009


A prova do ENEM 2008 é uma boa referência para a avaliação do potencial temático da Geografia e das possibilidades de desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares com os alunos. Todas as questões selecionadas relacionam-se direta ou indiretamente a temas abordados pela Geografia.
veja a prova de Geografia 2008. clique aqui.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

Os benefícios trazidos pelas novas tecnologias são incontáveis, e é indiscutível a proporção de seus reflexos sociais e comportamentais.
Com todas essas mudanças, a educação vem procurando incorporar o computador nos processos pedagógicos, facilitando tanto o ensino como a aprendizagem.
As vantagens do uso da internet são inúmeras. Uma delas é a criação de salas de aula virtuais, passando de um caráter passivo para um caráter dinâmico, sendo estimulados a desenvolver suas qualidades intelectuais.
A internet funciona como uma imensa biblioteca onde as informações estão disponíveis para o pesquisador que será encorajado a desenvolver suas habilidades.
Outra vantagem é a possibilidade de interagir com outras pessoas, através de e-mails, chats, videoconferências. Essa aprendizagem cooperativa permite que o aluno aumente sua capacidade de desenvolvimento.É óbvio que para poder usufruir desses benefícios é necessário ao menos uma noção de como usar a internet.
Por tudo isso, o Laboratório Educacional de Informática - LEI, da EEFM Estado da Bahia está promovendo o Curso Introdução a Educação Digital para professores, funcionários e alunos´-monitores do LEI, visando contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motiva-los e prepara-los para a utilização significativa de recursos de computadores e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

SIMULADO ENEM 2009

O Laboratório Educacional de Informática da EEFM Estado da Bahia, realiza nos próximos dias o I Simulado de Linguagens, Códigos e suas tecnologias para o Exame Nacional do Ensino Médio.
O objetivo do simulado é preparar os alunos para o ENEM que acontecerá no início de outobro, como também a utilização das TIC's para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos esducandos da escola.
Em parceria com os professores da área Jáfia e Gorete, o LEI realizará exames com os 3° anos dos 3 turnos da escola, quando os alunos responderam a prova objetiva com 20 questões e farão uma redação sobre temas atuais.
Após a aplicação e correção das provas os alunos retornarão ao LEI para a correção comentada e premiação dos alunos que obtiverem os melhores resultados.