terça-feira, 27 de outubro de 2009


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ESTADO DA BAHIA
LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA- 2009
SIMULADO DO ENEM 2009 – LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

O Laboratório Educacional de Informática da EEFM Estado da Bahia, realizou nos dias 22, 23, 25, 29, 30/09 e 02/10 o Simulado do ENEM na área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias.
O objetivo do simulado foi preparar os alunos para o ENEM 2009, como também incentivar o uso das TIC's para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos educandos da escola.
Em parceria com os professores da área Jáfia e Gorete, o LEI realizou exames com os 3° anos dos 3 turnos da escola, quando os alunos responderam a prova objetiva com 20 questões e elaboraram textos dissertativos sobre temas atuais.
Após a realização do Simulado os professores realizaram a correção das provas, comentando todas as questões, esclarecendo as dúvidas.

A participação de modo geral foi bastante significativa.
Destacamos a seguir os Alunos que apresentaram os melhores desempenhos na prova e também na Produção textual.

Melhores desempenhos na prova
3º A – Dayane Kelle da Silva Coutinho
3º B – Abraão Alves Oliveira Filho
3º C – Fabiana Dias Martins
3º D – Yunna D'Avila Carvalho Batista
3º E – Claudênia de Meneses Sobreira

Melhores desempenhos na Produção de tesxto
3º A - Dayane Kelle da Silva Coutinho
3º B – Ana Cecilia Batista de Sousa
3º C – Fabiana Dias Martins
3º D – Raimundo Sousa Nicácio
3º E – Lídia Suyanne R. Bezerra



Parabenizamos a todos pelo desempenho.

LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ESTADO DA BAHIA
LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA- 2009
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL – LINUX EDUCACIONAL
O Curso de Introdução a Educação Digital foi realizado nos dias 10, 17, 24, 26/09 e 01/10/09 no período da noite, totalizando carga horaria de 20h horas presenciais, fincando as 20h para as atividades a distância. Participaram do curso 18 pessoas, entre professores, monitores e funcionários da Escola.
Inicialmente, foram abordados vídeos sobre introdução ao curso e slides sobre reflexão a respeito da informática e as possibilidades do uso de computares e internet nas aulas e a implantação de novas técnicas de ensino, tratamos também sobra a introdução do BrOffice.org e logo depois atividades, tudo ocorreu através de uma boa interação e aproveitamento por parte dos cursistas.
No segundo encontro, dia 17/09 tratamos das unidades 03-04-08, falamos a respeito de provedores, e-mail, internet mostrando que o computador e a internet pode provocar uma mudança no paradigmas pedagógico para melhor, podendo enriquecer os ambientes de aprendizagem, interagindo com os objetos de ambientes variados, tendo a chance de construir um novo conhecimento.
No terceiro encontro, procuramos, desenvolver os ambientes virtuais, como fórum, msn, chat, lista de discussão, mostrando a com a internet pode diminuir distancias e ao mesmo tempo aproximar as pessoas, a aula foi bem sucedida e teve um bom aproveitamento.
No quarto encontro, dia 24/09, tratamos das unidades 07-08, criação de blog, hipertexto e Hyperlink,os cursistas criaram seus blogs, mostramos exemplos de vários blog, com temas variados. No dia 26/09, ocorreu um oficina juntamente com a unidade 06, os cursistas montaram seus power point, que criaram no Broffice.cal e apresentaram, logo depois houve a oficina com as tic's, no dia 01/10 encerramos com a unidade 09, mostrando o passo a posso como criar planilhas, operações, gráficos, encerramos com um vídeo, o cronograma das atividades à distancia e a avaliação do curso.
O curso trouxe novas perspectivas para a utilização das TIC's no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar, atendeu as expectativas do grupo que participou (segundo colocações na avaliação) “adquirimos mais conhecimento no que se refere a Informática e nos atualizamos no assunto, isso facilita o nosso trabalho.”
Todos os participantes demonstraram interesse, foram atuantes nos encontros presenciais e realizaram as atividades a distância em tempo hábil e de maneira satisfatória.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

AULA DE CAMPO COM AS PROFESSORAS: LUIZA OLIVEIRA E IVANA XENOFONTE

Com o objetivo de relatar a cultura nordestina, através das esculturas, pinturas, desenhos e histórias, as professoras fizeram um aula de campo com as turmas do 1° A / 1° B / 1° C / 1° D, para a Cidade de Juazeiro do Norte na Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte e o Memorial Padre Cícero, no qual os alunos adoraram.




quinta-feira, 15 de outubro de 2009

AULA DE CAMPO DA PROFESSORA IVANA XENOFONTE NA DISCIPLINA DE GEOGARFIA COM A TURMA DO 1º B MANHÃ




Esta aula de campo nos proporcionou observar as grandes variedades e diversidades culturais da cidade do Crato, vimos também o quanto uma região é diferente da outra, de uma lado pessoas ricas, bairros, e movimentados e com saneamento básico, do outro bairros, pessoas pobres e sem saneamento básico. A importância disso é que podemos ver a diferença de personalidade das pessoas, na sociedade rica, pessoas arrogantes, ignorantes e orgulhosas; já na sociedade pobre, pessoas humildes, gentis e felizes, por mas que aquelas pessoas sofram, elas são felizes e conseguem passar por obstáculos, essas pessoas tem que ter mas valor na sociedade. As pessoas tem que ter conscientização que precisam de pessoas assim, para transformar a sociedade e deixa-la correta.

TEXTO DO ALUNO MARCIO VICTOR SOUZA LOBO – 1º B MANHÃ