sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Aula de Campo - Geografia (Prof. Bruno Soares)


PROJETO

O USO DA AULA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Ciências Humanas
Disciplina Geografia
Prof. Bruno Soares
Justificativa

     Sabendo da importância da aula de campo como estratégia indispensável para a área de ciências humanas, o presente trabalho (Projeto) tem como finalidade utilizar a aula de campo no processo de ensino aprendizagem na disciplina de geografia do ensino médio da Escola Estado da Bahia, em Crato; ressaltando a presença deste recurso no plano de curso anual da referida disciplina.


Objetivo Geral

     Desenvolver (aprimorar) nos alunos da referida escola a capacidade de observar, interpretar e poder vivenciar in situ os conteúdos trabalhados em sala de aula para uma melhor compreensão dos mesmos.

Conteúdos (detalhamento)

   Aspectos físicos gerais e do Brasil (Relevo, Solo, Climatologia, Domínios morfoclimáticos, bacias hidrográficas brasileiras e seus potenciais econômicos).
Produção do espaço geográfico cearense (Geologia, Relevo, Hidrografia, Clima, Solo e Vegetação do espaço cearense).

   Atividades socioeconômicas e culturais (Agropecuária, Extrativismo, Turismo, Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Ceará).                                                                                                                                       
    O projeto teve início no primeiro semestre do ano de 2011, quando houve a 1ª aula de campo e participaram os alunos do 3º ano “B”. Em seguida, participaram os alunos do 3º “A” e “C” da referida escola. Na aula do dia 05 de maio de 2012, participaram os alunos do 3º “A”, turma de 2012. 
 
LOCAIS VISITADOS

1- Fonte das Guaribas (Chapada do Araripe- Crato)

2- Ponte de Pedra (Nova Olinda)

3- Memorial do Homem Cariri (Casa Grande-Nova Olinda)

4- Mina de Gipsita (Santana do Cariri)

5- Museu de Paleontologia (Santana do Cariri)

6- Casarão do Cel. Felino Cruz (Santana do Cariri)

7- “Eurovile” (Santana do Cariri)

8- Pontal da Santa Cruz (Santana do Cariri)





































































 
Metodologia e Avaliação

  Foi elaborado um relatório de campo por cada aluno participante da aula. Este, deveria conter informações sobre cada ponto de parada durante a aula, assim como informações que os mesmos (alunos) julguem relevantes. Informações essas provenientes da exposição oral do professor, de pessoas (profissionais ou não) envolvidas com os locais visitados e das próprias observações dos alunos.
Esse relatório deverá ser entregue ao professor da turma uma semana após a realização da aula, será de caráter individual e corresponderá ao fechamento da nota do 1º período. Para os alunos que não participaram da aula, também será cobrado um relatório, tendo em vista esses também terem visto os conteúdos em sala, porém as fontes de pesquisas orientadas serão livros que tratem dos temas além do uso da internet.