terça-feira, 31 de março de 2009

HISTÓRICO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ESTADO DA BAHIA

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado da Bahia, localizada ao Sul da Cidade do Crato, Bairro Pinto Madeira, na Avenida José Pinheiro Esmeraldo s/n, é um estabelecimento de ensino pertencente a 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - 18ª CREDE e mantida pelo Governo do Estado do Ceará.
A Escola foi construída a partir de um convênio entre o então Secretário de Educação do Estado do Ceará, o Sr. Jader Figueiredo Correia e Governadores dos outros Estados do Nordeste no ano de 1964. Sendo que a verba para a construção das escolas seriam liberadas pelos Estado participantes do convênio em parceria com o Ministério da Educação. Na ocasião ficou decidido que os Estados fariam homenagens entre si, e colocariam nas escolas construídas nomes dos Estado. O Ceará optou por homenagear o Estado da Bahia.
A cidade do Crato é beneficiada com a Criação da Escola e decide construí-la em uma comunidade que tenha carência desse estabelecimento como também em local pouco desenvolvido, objetivando o crescimento da cidade.
O local escolhido foi o Bairro Pinto Madeira e, em terreno doado, parte pela prefeitura, parte pela Professora Heloisa Macedo, moradora do bairro.
Ainda no ano de 1964 o então presidente da República Marechal Castelo Branco em ao Crato para as comemorações do Bicentenário da Cidade e na oportunidade faz o lançamento da Pedra Fundamental da Escola.
Inicia-se em seguida a construção do Grupo Escolar Estado da Bahia.
O Estabelecimento é Inaugurado à 21 de Junho de 1966, durante as comemorações do Dia do Município.
A Escola inicia suas atividades oficialmente em 01 de agosto de 1966, nos turnos manhã e tarde com turmas de alfabetização, tendo como Diretora Geral a Senhora Maria Zenilda Cardoso de Oliveira, e Vice Diretora Maria de Lourdes Souza e Leila Maia Sampaio.
Com um quadro de 05 professores, sendo 04 dessas contratadas pelo Estado, Francisca Alves Caçula, Leonilia César Rego, Inês Augusto Dutra e Maria Edenir Tavares e 01 Substituta Efetiva Lucélia Saraiva Correia Serra.
A partir de então a Escola foi crescendo com compromisso e responsabilidade, sendo respeitada pela comunidade cratense, tendo como objetivo principal o sucesso do aluno, o que proporcionou à escola o reconhecimento da população e consequentemente o seu desenvolvimento.