segunda-feira, 6 de maio de 2013

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - PROF. JAFIA

o link abaixo para leitura do poema " A pesca'", de Affonso  Romano de Santana (Disponível em: <http://analisedetextos.blogspot.com/2009/07/pesca-de-affonso-romano-de-santanna.html>. Acesso em: 19 maio 2011):

a pesca
   Seguinte atividade:
  1º) Leiam oralmente o poema, obedecendo à cadência dos seus versos.
  2º) Analisem a composição do poema, quanto à sua composição estrutural: a) que classes de palavras predominam? b) a partir dessas palavras, é possível construir o sentido do poema? Justifique. C) Que efeitos de sentidos são produzidos pelas palavras de cada estrofe em relação à cronologia das ações da pescaria?
3º) Existem elos coesivos entre os versos e estrofes?
 4º) É possível o leitor estabelecer sentido a partir da forma como o poema foi construído? Ou seja, sem os elos coesivos? Podemos dizer que é um texto coerente? Justifique.
5º) Que relação de sentido há entre o poema e sua ilustração?
6º) Que palavras do poema se relacionam diretamente com o substantivo pescaria?

 Atividade 2 - Identificação dos hiperônimos e hipônimos

 o texto "Operação apreende mais de 140 aves silvestres no Espírito Santo".
   (Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,operacao-apreende-mais-de-140-aves-silvestres-no-es,305038,0.htm>. Acesso em: 18 maio 2011):

operação

Após a leitura, peça aos alunos que criem no Kword uma tabela com duas colunas e seis linhas. Após isso, identifique com a turma os termos e expressões utilizadas no texto para fazer referência às aves silvestres mencionadas no título. Oriente ainda que escrevam essas expressões na primeira coluna à esquerda da tabela abaixo.
 
Animais
Animais
 animais silvestre
 animais silvestres
 cutiós
 aves silvestres
 Pixoxós
 curiós
 Papagaio Chauã
 pixoxós
 Aves sislvestres
 papagaio chauã



Após terminar o exercício, eles devem salvar as alterações feitas no arquivo e fechá-lo, para evitar perda o documento.

 o link para ter acesso ao exercício que deverão desenvolver sobre hiperônimos e hipônimos (Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/2286614/HIPERONIMOS-HIPONIMOS>. Acesso em: 18 maio de 2011):

hiperonimo
 
Atividade 4 - Identificação de hiperônimos e hipônimos em um texto

  façam a leitura da crônica "Instrumento do amor" de Ruy Castro, abaixo reproduzida. Distribua cópias para os alunos e, após a leitura, peça que realizem a atividade proposta a seguir.
                                                                                                                         Instrumento do amor 
                                                        RUY CASTRO
(Fonte:<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1110201005.htm>. Acesso em: 18 maio 2011).                                                                           
 
             RIO DE JANEIRO - Outro dia, na ponte aérea, fui parado no raio-X do Santos-Dumont por estar "portando" um cortador de unhas. A senhora da esteira não perdoou: ou eu voltava ao balcão e despachava o instrumento pontiagudo ou teria de despejá-lo numa caixa destinada a objetos proibidos de entrar em aviões. Para não perder o voo, preferi me desfazer dele. E olhe que era um trim de estimação.
            Pois, na sexta última, voltou a acontecer, só que em Congonhas. Desta vez, o objeto que eu "portava" era uma caixa de madeira de 36cm x 39cm, contendo um motor, dois pequenos alto-falantes, um prato giratório, uma haste equipada com um microestilete de diamante, um pino central e várias roldanas e polias. Além de botões de liga-desliga, próprios, talvez, para disparos automáticos, inclusive um chamado de "automático".
            Ao ver a caranguejola tão bem embalada por meus amigos Mercia e Mario Gabbay, que tinham me presenteado com ela, as duas jovens do raio-X fizeram a esteira ir e voltar enquanto discutiam a finalidade do objeto. O qual poderia ser tudo, desde um instrumento de tortura até uma bomba-relógio ou uma máquina para fins imorais.
            Então, perguntaram-me o que era. Respondi: "É um toca-discos Philips, modelo 243, de fabricação alemã. Tem amplificação própria, seu prato gira a 33, 45 e 78 rpm, e é equipado com uma cápsula contendo uma agulha para discos de vinilite e outra para discos de cera de carnaúba e guta-percha".
            As moças nem piscaram. Insisti: "Eu sei, parece arma de terrorista. Mas é um instrumento do amor. Os pais de vocês já namoraram muito ao som desse equipamento".
            Ao ouvir a palavra equipamento, elas respiraram e soltaram a esteira, liberando meu subversivo toca-discos. No qual, desde sábado tenho tocado 78s de Stan Kenton, Lionel Hampton e Spike Jones, fazendo o maior barulho a horas mortas.

 Atividades

1. Após a leitura, caso não haja dúvidas em relação ao vocabulário, proponha aos alunos que identifiquem os termos utilizados para nomear os dois objetos citados no texto.
2. Peça que discutam se os procedimentos adotados pelo cronista para apresentar esses objetos são idênticos.
3. Escrevam sobre o papel, na crônica, da palavra equipamento.
 


8 comentários:

  1. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Muito incentivado essas esperiênçias fora da sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. O conteúdo em estudo,assim como a aula foi bastante interessante.

    ResponderExcluir
  4. Lua Pimentinha Li Pimentinha Suy Pimentinha7 de maio de 2013 06:40

    Exercícios bastante proveitosos para a apredizagem de todos. Aprendemos muito! Ass: Bonde das Pimentinhas :*

    ResponderExcluir
  5. Esta aula, sem dúvidas foi de bastante proveito para ampliar os nossos conhecimentos a respeito dos temas trabalhados (hipônimos e hiperônimos).

    ResponderExcluir
  6. ESTA ATIVIDADE FOI INTERESANTE

    ResponderExcluir
  7. Neilton juvêncio, wallef silva
    exercicios importantes para o instimulo de nossa aprendizagem. gostei muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  8. Prof.Jafia arrasando em suas aulas!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir