quinta-feira, 23 de setembro de 2010

DESTAQUES

“ SER CULTO É A ÚNICA FORMA DE SER LIVRE”


A cultura integra a sociedade aos avanços do mundo globalizado, suprindo-nos de capacidade e liberdade para vencermos quaisquer obstáculos do cotidiano.
Atualmente para viver em harmonia é necessário saber se relacionar com o próximo, pois a sociedade nos consome impondo avanços e competições que exigem muita capacadade e conhecimento cultural do indivíduo.
Adquirir conhecimento é despertar o ponto de vista crítico do indivíduo levando-o a se capacitar na busca de melhores condições e colocações que facilitaram sua sobrevivência as exigências da sociedade.
Nessa geração nova, o indivíduo culto tem liberdade de expressão, favorecendo a descoberta de novos horizontes. Aliás, ser livre inclui poder pensar, sentir e agir de maneira responsável independente dos obstáculos que surgirem.
O indivíduo que se agrega à busca pelo conhecimento saberá aproveitar de maneira significativa as oportunidades que lhe são oferecidas.
Assim, ser culto é saber conquistar espaço, progredindo livremente com suas idéias e autonomia para mudar a realidade.

1º LUGAR

ALUNA: Maria da Penha da Silva Chagas – 1º LUGAR NO CONCURSO DE REDAÇÃO


“ SER CULTO É A ÚNICA FORMA DE SER LIVRE”

Há muito tempo, na Grécia Antiga, existiu um homem que se expressava publicamente para quem quisesse ouvir deus pensamentos e opiniões sobre questões sociais. Os membros do poder vendo aquele homem dizer o que pensava, sentiram-se ameaçados, pois não era de costume um cidadão ateniense cometer esse tipo de ato. Viram-se prestes a sofrer uma “revolução expressionista” de seus seguidores. Resolveram prender e matá-lo envenenado. Porém, antes de morrer, Sócrates nos deixou uma mensagem:

-”Matam a mim, mas não as minhas idéias!” E isso aconteceu, morreu Sócrates, mas prevaleceu seus pensamentos até hoje. Ele era um homem culto, por isso sentia-se livre para expressar-se publicamente, mesmo sabendo que era proibido, mas preferiu morrer do que calar suas idéias.

Da mesma forma (porém sem pôr sua vida em risco) agiu o carioca brasileiro Machado de Assis (1939-1909). Foi autor das maiores obras literárias do país, com a predominância de ironias e críticas, e assim como Sócrates, relacionados à problemas sociais, como os modos de comportamento da sociedade. Ele é um exemplo de como liberdade de expressão por meio da escrita, é capaz de mudar a vida de um homem. Nasceu em ambiente pobre, sem nenhum recurso educacional, ou seja, aprendeu tudo por conta própria. Porém, ele foi capaz do que nenhum milionário foi ou conseguiu ser: ele se expressou através das palavras e hoje, é considerado o nosso clássico, por excelência!

Sócrates e Machado de Assis, são exemplos de como a liberdade culta, transforma o ser humano por completo, através de idéias dos pensamentos e da liberdade de expressão.
“Só sei que nada sei, mas ser culto é a única forma de sermos livres .”

2º LUGAR


ALUNO: CÍCERO ROMÁRIO GOMES DA SILVA 2º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário